PETAR Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira

O Parque das Cavernas, Cachoeiras, Trilhas e muito mais...

Um dos parques mais antigos e preservados do Estado de São Paulo foi criado em 19/05/1958 pelo Decreto n°32.283 para proteger e preservar a fauna, flora e geologia privilegiada da região que proporcionam o surgimento de muitas cavernas. Único parque brasileiro criado para proteção das cavernas.
No coração da exuberante Mata Atlântica, em sua floresta praticamente intocada abriga mais de 300 cavernas, muitos rios, cachoeiras e piscinas naturais de aguas cristalinas, rica fauna e flora (floresta densa com orquídeas, bromélias, samambaias, e uma característica, as florestas altas com arvores de até 30m de altura!) com muitas espécies de aves endêmicas da Mata Atlântica (como o uiraçu-gaviao de penacho ou harpia, onça pintada, lontra e monocarvoeiro) e outros animais em extinção (papagaio de peito roxo), inúmeros sítios paleontológicos e arqueológicos (diversos fósseis já foram encontrados, tais como o de preguiças gigantes), entre outros atrativos.
Venha conhecer os belos cenários da Mata Atlântica, viver momentos inesquecíveis, um contato único com a natureza !

O PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) localiza-se na Região Sul/Sudeste do Estado de São Paulo, nos municípios de Iporanga e Apiaí, na Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape, Região do Vale do Ribeira, especificamente localizado no Alto Vale.
Com uma área aproximada de 36.000 hectares, juntamente com o Parque Estadual de Intervales, Estação Ecológica de Xitué, Parque Estadual Carlos Botelho, Mosaico do Jacupiranga e Zona de Vida Silvestre da APA da Serra do Mar, compõem o chamado continuum ecológico de Paranapiacaba, com mais de 120 mil hectares, um dos mais significativos e belos trechos protegidos da Mata Atlântica, declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO.

Intrigando os homens há séculos, as cavernas sempre foram objetos de pesquisa e curiosidade, um dos fatos que fazem do PETAR o parque mais visitado do estado de São Paulo. São uma infinidade de formas e tamanhos, cavernas com rios, lagos subterrâneos, grandes salões arqueológicos, dunas, galerias e muitos espeleotemas, além das curiosas formações esculpidas na rocha.

Visite nossas Redes Sociais

Petar Redes SociaisPetar Redes SociaisPetar Redes SociaisPetar Redes SociaisPetar Redes SociaisPetar Redes SociaisPetar Redes SociaisPetar Redes SociaisPetar Redes SociaisPetar Redes SociaisPetar Redes SociaisPetar Redes Sociais

Depoimento

pictureA pousada, acomodações, a cordialidade, cachoeiras e cavernas, os ingredientes perfeitos para uma boa fotografia! "

Rodolfo Clix - Fotógrafo