Mountain Bike / Ciclismo

Quilombos Pilões e Maria Rosa

Percurso: Pousada Casa de Pedra / Quilombo Pilões / Quilombo Maria Rosa

Distância aprox: ida 28 km, retorno 28 km

Atrativos no percurso: Rio Ribeira, Quilombos Pilões, Quilombo Maria Rosa, Rio Pilões.

Tempo médio: 06h30m ida e volta (os tempos variam muito de acordo com o preparo e frequencia de pedal de cada um, para uma melhor idéia do percurso acesse os dados tecnicos abaixo).

Altimetria e dados técnicos do percurso: em breve

Desnível aproximado do percurso: em breve

Dicas: “Contato com a natureza, aliado a uma vivência única com as comunidades do nosso querido Vale do Ribeira”.

A comunidade de Pilões, formada por 51 famílias, está situada no município de Iporanga, na região do Alto Ribeira, em um local distante da cidade e de difícil acesso. Para chegar até a comunidade , deve-se atravessar o Rio Ribeira do Iguape e andar por dez quilômetros em uma estrada não-pavimentada, que atravessa a Serra de Pilões e segue margeando o Rio Pilões e seus afluentes.

Maria Rosa
Situada praticamente em frente a Pilões, na região do Alto Ribeira, a comunidade de Maria Rosa também se formou em um local distante e de difícil visibilidade. Escravos fugiam para o local, onde se instalaram e desenvolviam atividade agrícola para sobreviver.

De acordo com os relatos e documentos disponíveis, acredita-se que houve uma ocupação territorial negra em Maria Rosa e em Pilões, na mesma época em que algumas fazendas da região ainda contavam com o trabalho escravo.

Aprecie as belas paisagens proporcionadas pelo Rio Ribeira, chegando no km 15 tem a travessia da balsa, após este trecho saiba que você estara adentrando comunidades tradicionais da região! Pessoas muito boas e gentiz, seja cordial e respeite os moradores!

Construcões tradicionais das comunidades e também o Rio Pilões sao imperdíveis!

O terreno é bem acidentado, alternando descidas e subidas fortes, aproveite as belas paisagens !

O que levar: Segurança e vestuário (capacete, luvas, óculos, protetor solar (calor), manguito (frio), roupas adequadas para ciclismo, sapatilha ou tenis de trilha); Kit de reparo (camara de ar, espátula, bomba de ar, remendo, cola, canivete de ferramentas); Alimentação (Isotônico, barra de cereal e/ou chocolate, água).

Fotos e vídeos:

Visite nossas Redes Sociais

Petar Redes SociaisPetar Redes SociaisPetar Redes SociaisPetar Redes SociaisPetar Redes SociaisPetar Redes SociaisPetar Redes SociaisPetar Redes SociaisPetar Redes SociaisPetar Redes SociaisPetar Redes SociaisPetar Redes Sociais

Depoimento

pictureA pousada, acomodações, a cordialidade, cachoeiras e cavernas, os ingredientes perfeitos para uma boa fotografia! "

Rodolfo Clix - Fotógrafo